Webinário “Dívida pública e Neoliberalismo”

O webinário “Dívida pública e Neoliberalismo” é uma produção do Núcleo de Pesquisa Conflitos, Estados e Direitos Humanos (NP CEDH), em parceria com @adv.tiago_assis, pela ocasião do lançamento de seu livro. Produto de sua pesquisa de mestrado, a obra será discutida no evento, que conta com pesquisadores na área da Economia Política, do Direito Financeiro e Tributário, das Políticas Públicas e do Estado.

Vamos falar do papel do Estado na efetivação de direitos humanos e no espaço que ocupa (ou deixa de ocupar) dentro de um sistema capitalista neoliberal. A constituição e cobrança da dívida pública vem sendo usada como mais uma estratégia de dominação ainda de caráter colonial? Como o sistema financeiro internacional corrobora uma ordem injusta? Inscreva-se para saber mais!


Inscrição gratuita pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/divida-publica-e-neoliberalismo__1283497#neoliberalismo

Envia pra seus amigos e amigas que gostam desse tipo de temática! 😉

Políticas de saúde para populações em situações de vulnerabilidade social no Brasil e em Portugal

Registro da nossa mesa no Congresso da UFBA em 23/02/2021: “Políticas de saúde para populações em situações de vulnerabilidade social no Brasil e em Portugal”. Quem não pôde assistir ao vivo, pode ver na íntegra abaixo:

Quem quiser fazer o download gratuito dos artigos que Victor Rocha e eu apresentamos, clica aqui e aqui. A apresentação de Karina Kiekow foi a partir da dissertação de mestrado dela, que ainda não está disponível publicamente.

Live: Sentidos sociais e políticos da alimentação como direito humano

Live com o Prof. Msc e doutorando Fernando Santa Clara sobre o direito à alimentação e todos os retrocessos das políticas recentes, com impactos diretos na segurança alimentar da população.

Seleção de novos membros do NP CEDH

Clique em “baixar” para acessar a íntegra do edital para seleção de novos membros do Núcleo de Pesquisa Conflitos, Estados e Direitos Humanos (NP CEDH).

As inscrições devem ser realizadas até as 13h do dia 23/02/2021. As pessoas selecionadas serão anunciadas na 1ª reunião do NP CEDH neste semestre, no dia 25/02/2021 às 17h, via Google Meet. O link da reunião será enviado por email aos inscritos.

Em caso de dúvidas, entre em contato comigo por aqui ou pelo email ericariosc@gmail.com

Errata: onde se lê “Conflitos, Estados e Cidadania” no título do edital, leia-se “Conflitos, Estados e Direitos Humanos”. Perdoem o cérebro da grávida que desligou temporariamente na digitação. ;D

Direito Internacional: conflitos entre a OMS e a aquisição de vacinas por países ricos

Pra quem não pôde assistir ao vivo, eis o vídeo do bate-papo com o Prof. Dr. Icaro Argolo sobre os tensionamentos atuais na esfera internacional devido à desigualdade na produção, aquisição e distribuição de vacinas para COVID-19 no mundo.

A live foi realizada no perfil do Prof. Icaro Argolo no instagram em 04 de fevereiro de 2021.

Painel “Segurança pública e direitos humanos: qual o papel do Estado?”

Esse foi o painel do nosso Núcleo de Pesquisa Conflitos, Estados e Direitos Humanos (NP CEDH) no Fórum Social Mundial 2021.

Agradeço aos colegas pesquisadores Ícaro Argolo, Gilmar Bittencourt e Alex Agra, que aceitaram meu convite e da Profª Juliana Pessoa para compor esse debate, cujo tema é tão relevante na nossa sociedade hoje.

Nova Especialização em Direito Internacional e Direitos Humanos sob minha coordenação

Com muito orgulho, anuncio a abertura oficial da nova Especialização em Direito Internacional e Direitos Humanos na UCSal, sob minha coordenação. Com corpo docente 100% formado por mestres e doutores, o curso é inédito na Bahia! Você não pode perder essa oportunidade em um nicho ainda muito aberto do Direito.

Em um mundo visto como globalizado e com profundas crises, o campo do Direito Internacional e dos
Direitos Humanos vem ganhando relevância e abrindo novas perspectivas de trabalho e pesquisa.
Conflitos sociais, políticos, jurídicos e econômicos emergem em escalas micro e macroscópicas,
demandando profissionais capacitados para articular tratados internacionais e legislação interna,
regulamentações regionais e locais, migrações, contratos e responsabilidade internacionais rumo a uma
cidadania global.

Diante dessa demanda, o Curso de Pós-graduação em Direito Internacional e Direitos Humanos propõe
um estudo aprofundado nas áreas de Direito Internacional Público e Comunitário, Direito Internacional
Privado, Direito Internacional Econômico, Direito Internacional Humanitário, Direitos Humanos e Políticas
Públicas, articulando os aspectos teóricos e práticos das relações entre os Estados e as organizações
internacionais, bem como as posições dos indivíduos e grupos diante de violações sistemáticas de direitos
humanos.

Para mais informações e para se inscrever, clique aqui.

Lançamento do curso TCC do zero à defesa

Matricule-se clicando aqui

Atendendo a muitos pedidos, preparei o curso especialmente pra quem está encarando um TCC de graduação ou pós-graduação em Direito e se sentindo inseguro, com má ou inexistente orientação. Todo semestre recebo muitas mensagens de estudantes desesperados(as), principalmente na reta final, perto da defesa.

Não deixe o desespero tomar conta. Se você já sabe que tem ou terá uma orientação insuficiente, meu curso certamente vai te ajudar e você vai ter um percurso mais suave de produção científica.

Para mais informações e matrícula, clique aqui.